Sarna humana se alastra e dez cidades confirmam casos da doença em SC

Pelo menos dez cidades já registraram casos de escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, em Santa Catarina. Entre janeiro e junho deste ano, seis surtos da doença de pele já foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).

Ao menos nove cidades catarinenses já registraram casos de sarna humana em 2024.

Ao menos nove cidades catarinenses já registraram casos de sarna humana em 2024 – Foto: R7/ Reprodução/ ND

Balanço mais recente do órgão destaca que os surtos aconteceram em cidades e meses diferentes. Além dos episódios já confirmados, nas cidades de Florianópolis, Criciúma, Barra Velha, Itajaí e Balneário Camboriú, outros quatro surtos estão em investigação.

A reportagem solicitou o número total de casos registrados no Estado em 2024, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para a informação.

Secretaria de Estado da Saúde investiga novos casos

Dados compilados pelo Grupo ND apontam que ao menos dez cidades catarinenses já registraram casos de escabiose ao longo do ano. São elas: Criciúma, Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Porto Belo, Navegantes, Barra Velha, Florianópolis e São João Batista.

Conforme levantamento mais recente da Dive/ SC, publicado na sexta-feira (28), os municípios que investigam possíveis novos surtos da doença – quando há aumento no número de casos – são Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Itapema.

Cabe destacar que Balneário Camboriú e Itajaí já registraram esse tipo de situação nos meses de junho e abril, respectivamente.

Medidas são adotadas para evitar disseminação da escabiose

A vigilância epidemiológica estadual está atenta aos casos de escabiose e tem auxiliado nas investigações, bem como no acompanhamento dos casos em cada município. Ainda assim, as prefeituras vêm adotando iniciativas para evitar um contágio desenfreado da doença.

Na sexta-feira, Camboriú, no litoral catarinense, suspendeu as aulas para higienização das escolas que fazem parte da rede municipal. A Prefeitura da cidade confirmou 32 casos da doença.

Na mesma data, a prefeitura de Itajaí realizou uma reunião entre Vigilância Epidemiológica, Atenção Especializada, Vigilância Sanitária, Atenção Primária, Saúde Escolar e Diretoria de Atenção à Saúde para tratar do assunto.

Também na sexta-feira, a Prefeitura de Porto Belo realizou uma higienização coletiva de todos os ônibus escolares do município, a fim de garantir a segurança sanitária de alunos e profissionais da educação.

Após a confirmação de oito casos de escabiose, o município de São João Batista reforçou o alerta para que a população fique atenta aos sintomas e, principalmente, reforce a higiene para evitar a contaminação.

Prefeituras adotam medidas para evitar a disseminação da escabiose, conhecida como sarna humana – Foto: Freepick/ Reprodução/ ND

Principais sintomas e tratamento da sarna humana

Conhecida por sarna humana, a escabiose é uma doença de pele transmitida apenas entre seres humanos. A infecção é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que deposita seus ovos na camada superior da pele, causando coceira intensa, especialmente à noite, erupções cutâneas, pequenas bolhas e linhas finas, indicando os túneis escavados pelos ácaros.

A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada, mas também pode ocorrer por vestuário, roupas de cama e itens compartilhados. O tratamento é feito com ivermectina oral e permetrina, loção para passar na pele.

É parte do tratamento, desinfetar ambientes e móveis, como sofás, tapetes e colchões, isolar o caso ativo e tratar todos os contatos próximos, mesmo que não apresentem sintomas, para evitar infestações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.