Jorginho Mello diz que risco de deslizamentos na Grande Florianópolis preocupa governo

Durante a tarde desta segunda (15), o governador Jorginho Mello esteve na sede da Defesa Civil de Santa Catarina para falar sobre as ações do governo em relação aos municípios afetados pela chuva do fim de semana. Segundo o governador, a possibilidade de deslizamentos na Grande Florianópolis é o que mais preocupa.

deslizamento de terra

BR-101, próximo ao Morro dos Cavalos, segue interditada após deslizamento. – Foto: Reprodução/NDTV

“O deslizamento é um perigo porque leva vidas, leva casa, leva carro. É a grande preocupação nossa. Primeiro, pelo volume de pessoas que estão paradas [próximo ao Morro do Cavalos], pela cratera na via e pela quantidade de água que desceu”, explicou o governador.

A cratera que se abriu na BR-101 ainda não tem previsão para ser fechada já que, conforme a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, com a persistência da chuva, o material do conserto seria levado pela água.

Deslizamentos e quedas de barreiras não são exceções na região do Morro dos Cavalos. Agora, para buscar uma solução definitiva ao problema, o governador disse que deve atuar junto ao governo federal e ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Na próxima semana, o ministro dos Transportes, Renan Filho, estará no Estado.

Vídeo mostra prejuízos na região do Morro dos Cavalos, Palhoça  – Foto: NDTV

Defesa Civil faz orientações sobre deslizamentos

Com um relevo marcado por morros, o solo da Grande Florianópolis é monitorado pela Defesa Civil de Santa Catarina. De acordo com coronel Fabiano de Souza, titular da pasta, neste momento são realizadas orientações, principalmente para as pessoas que moram em áreas de risco.

“Em dado momento o solo não consegue mais absorver a água, fica saturado. Onde já existe esse mapeamento e as pessoas sabem do risco, é fundamental deixar a casa. Se elas são sabem, é preciso ficar atento nos sinais, como trinca em parede, inclinação de árvore, muro ou poste”, ressalta.

Crateras abriram no trecho que passa pelo Morro dos Cavalos – Foto: Reprodução/ND

Ajuda aos municípios afetados

Na Grande Florianópolis, municípios como Palhoça e Paulo Lopes já decretaram situação de emergência devido aos prejuízos acumulados pela chuva. A previsão é que mais cidades façam o mesmo.

“Tem municípios que vão decretar situação de emergência para que possam ser ajudados pelo Estado. Ainda não teve grande demanda por alimento, por doações. Temos 74 pessoas desalojadas, tinha 82, já diminuiu”, disse o governador.

Ainda, nesta terça (16), Jorginho Mello deve sobrevoar Paulo Lopes e São João Batista. Já a Defesa Civil começa a fazer o levantamento de danos para que, posteriormente, os municípios possam fazer a captação de recursos para a reconstrução das possíveis estruturas danificadas, como estradas e pontes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.