Enchente em Itajaí não está descartada, ‘existe a possibilidade’, alerta Defesa Civil

Por conta da previsão de chuva torrencial para o fim de semana em Itajaí e todo Litoral Norte de Santa Catarina, a possibilidade de enchente não está descartada pela Defesa Civil da cidade. A previsão é que a partir de sábado (7), chova cerca de 125 milímetros na região.

Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Itajaí, explica que existe a possibilidade de enchente a partir de sábado, caso se confirmem a previsão de chuva torrencial para o fim de semana. O órgão trabalha em uma série de cálculos para alertar a população de forma mais eficiente.

Itajaí pode sofrer com enchente

Defesa Civil de Itajaí não descarta possibilidade de enchente – Foto: Defesa Civil Presidente Getúlio/Divulgação/ND

O meteorologista Ronaldo Coutinho reiterou a previsão de um ‘desastre’ em Santa Catarina nas próximas 96 horas. Conforme a previsão de Coutinho, a chuva diminui nesta quinta-feira (5), porém o “terror”, começa na sexta-feira (6).

“É o intervalo, onde vai ter chuva e períodos de melhora no Estado”, informa. Segundo a Defesa Civil, a condição do tempo muda devido o afastamento da frente fria e entrada de uma área de alta pressão.

São João Batista também está em alerta para enchente

A Prefeitura de São João Batista também alertou a população sobre o risco de nova enchente no Rio Tijucas nas próximas horas. Os acumulados de chuva, nas últimas 24 horas, alcançaram 88,2mm na cidade.

O nível do Rio Tijucas, no Centro de São João Batista, saltou, nesta quarta-feira (4), de 2cm às 5h para 344cm às 19h. Os dados são do sistema Epagri/Ciram.

Ponte foi arrastada pela força do rio Tijucas, em São João Batista – Foto: Reprodução/ND

Uma força-tarefa, composta por equipes da prefeitura de São João Batista, de órgãos de segurança pública e de voluntários da Defesa Civil, está de prontidão para atender eventuais ocorrências. Três abrigos também estão sendo organizados caso haja necessidade. Uma sala de gestão de crise foi montada na sede do Executivo.

“Ninguém quer que aconteça, mas é dever do Município alertar sobre o risco de uma nova enchente e estarmos preparados para atender a população caso seja necessário. Unidos, com fé em Deus, vamos superar mais esta”, comenta o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Defesa Civil de Itajaí faz uma série de cálculos para prever, ou não, enchente – Foto: Juliana Senne/NDTV

Conforme orienta a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, os moradores devem adotar medidas preventivas para diminuir potenciais prejuízos materiais e ficarem atentos a alertas sobre eventuais ordens de evacuação para abrigos emergenciais.

“Queremos evitar, em um eventual transbordamento do Rio, que as pessoas fiquem presas em casa e precisem ser resgatadas. O risco existe e todos devem ficar alertas desde já. Preferimos pecar pelo excesso, do que pela omissão”, destaca o coordenador municipal de Defesa Civil, Kleber de Moura.

Em caso de ocorrências, a orientação é ligar para o 193 (Bombeiros) ou para o (48) 99176-8891 (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.