Mulher grávida é salva com transfusão de sangue em helicóptero em São João Batista

Uma mulher grávida foi salva na tarde da última quarta-feira (1º), com quadro de choque, provocado por perda de grande volume de sangue. O resgate ocorreu em São João Batista, na Grande Florianópolis, e contou com a ajuda do BOA (Batalhão de Operações Aéreas).

O atendimento foi realizado com a aeronave Arcanjo-01 e suporte do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Santa Catarina), que forneceu bolsa de sangue para realizar uma transfusão no local da ocorrência.

O atendimento foi realizado com a aeronave Arcanjo-01 e suporte do Hemosc para realização da transfusão de sangue na gestante. – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

A gestante teve uma gestação ectópica, que é quando o feto se desenvolve fora do útero. Esse fator foi determinante para que ela sofresse uma grande perda de sangue.

O comandante de Operações Aéreas do BOA, capitão Bonatelli, comentou a importância do procedimento de transmusão. “A transfusão total de sangue no local da ocorrência foi fundamental no atendimento inicial da vítima. Com isso, ela chegou estável ao centro cirúrgico”, ressaltou.

A utilização de sangue no atendimento aeromédico consiste no transporte de bolsas de sangue total do tipo O nas aeronaves do Corpo de Bombeiros. Com isso, para casos de extrema urgência e que precisem de transfusão de sangue, o procedimento pode ser feito durante o deslocamento ou na ocasião do atendimento da ocorrência.

A ação se tornou possível através de um termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde e Fahece (Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon). Desde julho de 2022, os helicópteros passaram a carregar bolsas de sangue disponibilizados pelo Hemosc para realizar procedimentos de transfusão de sangue para casos de extrema urgência.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.